Maria do Socorro Costa de Oliveira

Minha foto
"Simples, sincera e uma pessoa de muita fé". PROFISSIONAL: Professora há mais de 15 anos; Graduada em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará; Pós-graduada em Gestão Escolar; Experiências de docência na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e em gestão escolar; Diretora da EEF Antônio Alves Maia.

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Cronograma

Data/CH

TP( Teoria e Prática)

Unid./ Título

Conteúdo

04/08/09 – 4h

Aula Inaugural

Apresentação do programa

Apresentação do matéria: Guia geral, TPs e AAAs.

11/08/09 – 4h

Guia Geral e TP3: Gêneros e tipos textuais

09 – Gêneros textuais: do instituitivo ao sistematizado

Seção 2: Gêneros textuais e a competência sócio comunicativa e classificação de gêneros textuais.

25/08/09 – 4h

TP3

10 – Trabalhando com gêneros textuais

As características de gênero literário e não literário. O gênero poético e suas formas de realização.

01/09/09 - 4h

Guia Geral

Projeto e portifólio

Estrutura do projeto e sugestões de tema. Orientações da construção do Portifólio.

15/09/09- 4h

Eixos e descritores

Leitura e compreensão de texto.

Produção de texto.

Avaliação diagnóstica de entrada.

22/09/09- 4h

TP3: Gêneros e tipos textuais

11 – Tipos textuais

Tipos textuais no processo de ensino aprendizagem: descritivo, narrativo, injuntivo, expositivo e argumentativo.

12 – A inter-relação entre gêneros e tipos textuais

A inter-relação entre gêneros e tipos textuais. A relação entre sequência tipológica em gêneros textuais.

29/09/09 – 4h

TP3 – Oficina 6

12

Texto – Composição: O salário mínimo.

06/10/09 – 4h

TP4 – Leitura e processos de escrita I

13 – Leitura, escrita e cultura.

14 – O processo da leitura.

Relações entre a cultura e os usos sociais e funções da escrita.

Implicações do conceito de leitura adotado para o ensino e aprendizagem. O ato de ler.

13/10/09 – 4h

TP4 e Guia Geral

13 e 14

Slides – Conceitos letramento e o ensino da língua portuguesa. Esclarecimentos sobre projeto.

20/10/09 – 4h

Oficina de projeto

Projeto exemplificando. Elaboração do esboço do Projeto.

03/11/09 – 4h

TP4 – Leitura e processos de escrita I

14 – O processo de leitura

Texto: Ampliando nossas referências. Implicações do conceito de leitura para o ensino e aprendizagem. O ato de ler.

10/11/09 – 4h

TP4

14 – O processo de leitura

Oficina 7

Texto: Cidadezinha qualquer. Carlos Drummond de Andrade.

17/11/09 – 4h

TP4

15 – Mergulho no texto

16 – A produção textual. Crenças, teorias e fazeres

Práticas de leitura e escrita no nosso cotidiano. Diversidade Cultural

Oficina 8

24/11/09 – 4h

TP5 – Estilo, coerência e coesão

17 - Estilística

Noção de estilo e objetivo da estilística. Componentes semânticos e morfológicos. Combinação das palavras na frase.

01/12/09 – 4h

TP5

19 – Coesão textual

Elementos lingüísticos. Mecanismos de coesão referencial e seqüencial.

20 – Relações lógicas no texto

Temporalidade e identidade na construção dos sentidos. As relações lógicas de construção de significados implícitos na leitura.

08/12/09 – 4h

TP6

21 – Argumentação e linguagem

Organização de textos argumentativos e suas soluções.

22 – Produção textual: Planejamento e escrita.

Fases de planejamento, escrita, revisão e edição.

Oficina 11

15/12/09 – 4h

TP6

23 – O processo de produção textual: revisão e edição

Produção textual, revisão e edição. Parâmetros de análises de textos.

24 – Literatura para adolescentes

Tendências na produção de uma literatura para adolescentes.

Oficina 12

22/12/09 – 4h

TP 1 – Linguagem e Cultura

2 – Variantes lingüísticas: desfazendo equívocos.

A interação pela linguagem constituída social e historicamente, criando e sendo criada por condições de uso. Distinção entre normas e usos da língua.

05/01/10 – 4h

TP2 – Análise lingüística e literária

5 – Gramática: seus vários sentidos

A gramática interna e o ensino produtivo;

A gramática descritiva e o ensino reflexivo.

A gramática normativa e o ensino prescritivo.

SUGESTÕES DE LEITURA

Língua Portuguesa. Conhecimento prático. Revita Nº 19 e 20. Escola Educacional.

Preconceito lingüístico. Marcos Bagno.

A linguagem de Eulália. Marcos Bagno.

Norma lingüística. Marcos Bagno.

Nada na língua é por acaso. Marcos Bagno.

Por uma pedagogia da variação lingüística. Estratégias de leitura. Isabel Solé.

O desafio de alfabetizar e tarar. Amália Simonetti.

Educação e mudança. Paulo Freire

Nenhum comentário:

Postar um comentário