Maria do Socorro Costa de Oliveira

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"Simples, sincera e uma pessoa de muita fé". PROFISSIONAL: Professora há mais de 15 anos; Graduada em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará; Pós-graduada em Gestão Escolar; Experiências de docência na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e em gestão escolar; Diretora da EEF Antônio Alves Maia.

domingo, 28 de fevereiro de 2010

Relatório - Mês de Dezembro

Os estudos do mês de dezembro se retomou a TP5, enfatizando as unidades 19 e 20 a primeira, refere-se a coesão textual e a segunda trata das relações lógicas do texto. No entanto enriquecemos o estudo realizando a oficina de nº 10 com a metodologia de trabalho em grupo, dois grupos analisaram um texto publicitário e os outros dois produziram um texto publicitário a partir de um objeto surpresa, os trabalhos foram socializados de forma criativa e na avaliação mais criativa foi o que produziu o texto, referente ao objeto surpresa ( Disco de Vinil).
Nos encontros realizados nos dias 11 e 12 respectivamente relacionadas aos estudos da TP6. Entretanto os dois últimos encontros presenciais debatemos as TPs 1 e 2, na TP1 enfocamos a unidade 2 que trata das variantes linguísticas: desfazendo equívocos, o debate foi polêmico, alguns cursistas ainda apresentavam dúvidas sobre a questão que foi o fio condutor do debate " Norma padrão" e "Norma cuta" são sinônimos? Somente depois de lermos algumas passagens do livro " Nada na língua é por acaso" de Marcos Bagno e apresentação de slides sobre o assunto as dúvidas foram esclarecidas. Já o encontro que ocorreu em 05/01/2010 o que estava em pauta era a TP2, no qual a gramática normativa e o ensino prescritivo foi a jurí popular. A cursista Maria do Carmo de Moura que foi designada a exercer o cargo de juíza e após ouvir a acusação, a defesa, as testemunhas e corpo de jurado, foi dado o veredito:
" Mesmo com a acusação sendo mais enérgica do que a defesa, de acordo com o juri, declaro a gramática normativa absorvida de qualquer pena, deixando-a livre para ser trabalhada juntamente com as demais variantes da língua".

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