Maria do Socorro Costa de Oliveira

Minha foto
"Simples, sincera e uma pessoa de muita fé". PROFISSIONAL: Professora há mais de 15 anos; Graduada em Língua Portuguesa pela Universidade Estadual do Ceará; Pós-graduada em Gestão Escolar; Experiências de docência na Educação Infantil, no Ensino Fundamental e em gestão escolar; Diretora da EEF Antônio Alves Maia.

quinta-feira, 4 de março de 2010

Relatório de Visitas

O mês de dezembro foi marcado pelas visitas às seguintes escolas: Pe. José Augusto Regis Alves, Acelino Maia, José Bizerra de Lima e Pedro Moreira de Souza, sendo todas localizadas na zona rural do município. O que oportunizou a observar a práxis de sete cursistas, variando a série, ano, ou seja do 6° ao 9° ano, totalizando 129 alunos.

Dentre as cursistas observadas destacarei duas práxis: a professora Ana Cristina da E.E.B Pe. José Augusto Regis Alves, escola esta que funciona no prédio da Associação dos Assentados da Barra do Feijão, em uma turma de 9° ano, a professora aplicou em sua sala o tema Palavras relacionando a TP5 de forma criativa, introduziu o assunto com a dinâmica de apresentação de palavras utilizando-se de tarjetas.

Os alunos leram e conceituaram as palavras apresentadas, após a tempestade de idéias a professora acrescentou os verbetes. Em seguida leitura dinamizada do texto Palavra.Houve envolvimento da turma, os alunos leram, produziram e apresentaram seus trabalhos, ao final da aula a professora realizou o bingo da sorte, retomando às palavras da dinâmica inicial e a aula foi encerrada com a dinâmica “ Onda do amor”.

A outra práxis é da professora Conceição Maciel, que no momento esta como Coordenadora Pedagógica na Secretária de Educação, escolheu a E.E.B. Pedro Moreira de Souza, para realizar sua prática em uma turma de 6° ano, a professora iniciou sua aula com uma dinâmica de apresentação, cada aluno apresentou-se dizendo seu nome e uma qualidade com a primeira letra do seu nome.

O segundo momento, trabalho em grupo, objetivando a organização de um texto. As duplas receberam um texto fragmentado em partes lógicas, cada dupla receberam cartelas misturadas, foi estabelecido o tempo para reconstruírem o texto em um seqüência lógica. Algumas duplas apresentaram dificuldades na montagem do texto, que foram esclarecidos na hora da socialização. A professora encerrou sua aula com a mensagem “A flor”, entregando uma rosa a cada participante.

Na E.E.F Antônio Alves Maia, acompanhei seis cursistas, única escola da sede que atende do 3° ao 7° ano, portanto sendo contemplado pelo o GESTAR, sete salas do 6° ano e sete salas do 7° ano, com um total de 382 alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário