RELATÓRIO
Aula Inaugural
Na qualidade de formadora de Língua Portuguesa, do Programa Gestão da Aprendizagem Escolar - GESTAR II, percebi na nossa aula inaugural o compromisso dos cursistas em relação ao programa. O primeiro momento foi marcado pela dinâmica de apresentação. Logo em seguida houve a apresentação e entrega de material e discussões sobre o andamento do curso.
O conhecimento do material didático, principalmente do Guia Geral e das TPs, possibilitou trocas de informações houve algumas polêmicas por parte de alguns docentes que não estavam dentro dos critérios estabelecidos pelo MEC, reinvindicando o direito de fazer o curso o que foi resolvida juntamente a coordenação do município.
A avaliação do encontro foi de esperança e expectativas e bastante positiva. Acredito que o Gestar veio revolucionar ou por que não dizer (re) inventar o processo de ensino e aprendizagem e, é nessa perspectiva de quem tem sede de saber que pretendo conduzir minha turma de Língua Portuguesa, procurando instigar o que posso e mediando o conhecimento. Orientando-os que se utilizem da metodologia do Gestar para transformar sua práxis e consequentemente, melhorar a qualidade do ensino e da aprendizagem. Concluo com um pensamento de Henfil que diz: “Não é o desafio com que nos deparamos que determina o que somos e o que estamos nos tornando, mas a maneira com que respondemos ao desafio.”
Como é maravilhoso, Socorro, saber que você e sua turma de cursistas já veem o Gestar como, no mínimo, um divisor de águas no processo de ensino-aprendizagem de língua portuguesa!!!
ResponderExcluirPelo que vejo, se depender do incentivo e da visão dessa formadora, que é você, sua turma tem muito a crescer e ganhar com sua postura determinada, estimuladora, empreendedora e encorajadora!!
Beijo.